Qual a diferença de Shounen-ai e Yaoi?


Lembro-me do primeiro yaoi que assisti Sekai ichi hatsukoi e o quão mexeu comigo, foi uma porta literalmente escancarada para novas descobertas e sentimentos. Mas, no começou eu era apenas uma garota inexperiente que não sabia distinguir os gêneros relacionados a homossexualidade dos homens - boys love - tanto em animes quanto em mangá, por isso, para ajudar as fujoshis e os fudanshis iniciantes, vou tentar explicar às diferenças do gênero shounen-ai e yaoi.

(Vou tentar explicar com base no que sei, ou seja, será minha opinião.)

Shounen-ai: esse gênero geralmente não retrata o envolvimento sexual - lepo lepo; É bem difícil encontrar um shounen-ai que logo nos primeiros capítulos ou episódios haja um beijo, não estou dizendo que não à uma interação entre os personagens, há sim, mas normalmente, esse gênero demostra uma relação romântica mais leve, que na maioria das vezes começa como uma amizade e se torna algo mais forte, às vezes passional. Algumas vezes rola aquele beijinho que faz nossos corações dispararem de alegria ou aquele clímax de romance que fica no ar quanto os dois estão sozinhos que faz a gente pensar “ É hoje, É hojeee!”.


Yaoi: esse gênero tem relações mais explícitas, pois demonstra o ato sexual ao mesmo tempo que não se deixa evidente as partes íntimas; é meio que censurado e concentra-se no desenvolvimento do casal e seus sentimentos conturbados.
O legal do yaoi é que parece uma comédia romântica - pelo menos todos que já li - não tem como não achar engraçado o jeito que o uke fica com às investidas do seme, ou melhor, quando o uke nem “saiu do armário” e fica passando mil e uma coisas na cabeça uma vez que já esteja envolvido fisicamente.

Diferença: Shounen- ai é mais voltado para o enredo e o desenvolvimento amigavelmente forte dos personagens, enquanto o yaoi, trabalha a relação amorosa e os sentimentos complicados dos personagens ao mesmo tempo que retrata o ato sexual.


Exemplos:

Gênero: Ação, ficção cientifica, shounen-ai
Autor: Atsuko Asano
Direção: Atsuko Asano
Estúdio: Bones.
Temporadas: 1
Episódios: 11
Ova: 0
Ano: 2011


Sinopse:  No ano de 2013 em NO.6, na sonhada cidade ideal criada pela humanidade, vive o protagonista Shion, um menino que recebe educação de elite da cidade desde os 2 anos de idade. Bem no dia em que completou 12 anos, Shion encontra com um garoto chamado Nezumi (rato) que fugiu de uma “clínica de recuperação”. Shion acaba colaborando com a fuga dele, mas seu envolvimento é descoberto pelas autoridades e como punição ele é expulso do distrito Chronos para Lost Town, o pior lugar da cidade para se morar. Passado quatro anos e na miséria, Shion agora é um fugitivo acusado injustamente de assassinato e com isso vai descobrindo toda conspiração que está por trás de NO.6.

Nota: Esse anime é simplesmente perfeito. Quando comecei assistir logo de cara shippei Nezumi e Shion, mesmo não sabendo que se tratava de um shounen-ai, pois na época o único gênero - homossexual - que eu conhecia era o yaoi, por isso quando eles se beijaram - spoiler, foi mal - eu fiquei abismada e ao mesmo tempo embobada, tipo, adorei e queria mais. Só depois de um certo tempo descobri o que é um shounen-ai.






sekai ichi hatsukoi

Gênero: Comédia , Romance , Shounen-ai , Yaoi
Autor: Shungiku Nakamura
Direção: Chiaki Kon
Estudio: Studio Deen
Temporadas: 2
Episódios: 12
Ano: 2011


Sinopse: Onodera Ritsu acabou transferido da editora de seu pai para Marukawa Shoten. Designado para a divisão de mangá shoujo, ele cruza o caminho com a pessoa que ele menos esperava encontrar. Takano Masamune é o editor-chefe da divisão que Ritsu foi atribuído, e os dois parecem começar com o pé esquerdo desde o início, quando Takano inesperadamente beija-o. No entanto, há mais do que aquilo que o olho vê: Takano é na verdade Saga-senpai, amor colegial de Ritsu.

Nota:  Foi o primeiro yaoi que assisti e que abriu meus olhos para esse mundo colorido. O enredo é ótimo, os personagens também e principalmente, os olhares do Takano-san… *Suspiro. Eu sou apaixonada pelo Takano-san, pois além de charmoso tem aquela voz sedutora que deixa as fujoshis e fudanshis babando.





Apresentação:  Olá, me chamo Bruna Alves tenho 19 anos e moro na Capital de São Paulo desde sempre. Aos meus 13 para 14 anos quando meu pai comprou o primeiro computador da casa, tive meu primeiro contato com o mundo otaku online, mas na época eu pensei “ o que é otaku?”, bom, descobri com o tempo óbvio, mas o legal de tudo isso, foi o fato de eu perceber que sempre fui uma otaku, só que não sabia, pois sempre gostei de naruto, pokemon, super onze, avatar e entre outros animes que passavam na tv aberta. Eu era há única dos meus irmãos que não perdia um episódio de qualquer anime.
Bom, esta é minha primeira postagem, espero que gostem… Deixem nos comentários o que acharam.



Comentários

  1. Agora sim fiquei bem informado sobre os gêneros,obrigado Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, fico feliz em ter ajudado.

      Excluir
  2. Gostei da sua primeira postagem aqui, seja bem vinda ao meu BLOG
    (^_-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada >///< por me deixar fazer parte do seu blog.

      Excluir
  3. Oii sou tão nova quanto você aqui no blog mas seja bem vinda, gostei da sua postagem. Fiquei desidratada quando o Nezumi foi embora pra não voltar mais. esfim espero te ver sempre aqui <3 ajudando no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que não sou a única começando e obrigada. Vamos dar o nosso melhor Emi-chan!

      Excluir
  4. Ótima postagem, esse também foi meu primeiro anime yaoi, depois veio junjou romantica. .e pronto estava perdida...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu segundo também foi Junjou Romantica, mas confesso que demorei um pouco pra perceber que os dois animes são interligados.

      Excluir
  5. gostei da sua postagem bem explicado para os novatos de yaoi ∩( ・ω・)∩
    apesa que eu achei que faltou fala também do lemon e outras coisa mas aínda assim esta muito bom (≧∇≦)b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seja bem vinda Alves-san \(^ω^\)

      Excluir
    2. Postagem assim me ajudaram muito quando comecei, achei que seria bom se passasse adiante o que sei. Vou pesquisar e mais pra frente faço um post com os outros gêneros. Obrigada Yagai-san

      Excluir
  6. Seja bem-vinda Bruna! O meu primeiro anime yaoi foi Junjou Romantica, a partir desse conheci o Sekai Ichi (que atualmente é o meu favorito). Gostei bastante do seu post, você escreve muito bem. Perdão não ter comentado antes, espero ver você mais por aqui, boa sorte viu!
    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
  7. O meu primeiro foi Loveless /corre
    hsuahsuhasuhas eu fiquei abobada com toda a tensão entre os personagens, os beijos e o ciúmes do Soubi
    me apaixonei e depois disso não parei mais de procurar novos titulos.
    Yaoi o meu promeiro foi sensitive pornographic -q FIQUEI BEM FELIZ COM A LEMONada hsuahushahs

    enfim, adoro esse blog <33

    ResponderExcluir
  8. Meu primeiro também foi Sekai-ichi Hatsukoi, amo meu uke Onodera heheh também gosto muito de No.6 resumindo YAOI É VIDA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

NÃO DEIXE LINKS, NOMES DE BLOGS , NOMES DE PAGS DO FACE, E SPOILERS. OBRIGADO POR COMENTAR

POSTAGENS MAIS VISITADAS DA SEMANA

19 days e....o brinco- capitulo 200

AMOLAD - Capítulo Quatro - Understand Me Parte Final

Novo Yaoi shotacon OVA PV

Shounen-maid kuro-kun ova online

Seven Days

Dica de Fanfiction: Can you hear me now?